sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Renato Russo - Discografia Completa!



Venho postar a discografia de um dos caras que mais admiro. Conseguia de certa forma colocar a poesia na música, tanto que no Legião e em sua carreira solo, não foi a guitarra, baixo, nem bateria que fez o  diferencial, eram as letras e a voz marcante de Renato Russo.

Até os seis anos de idade, Russo sempre viveu no Rio de Janeiro junto com sua família. Começou a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Nessa época teria escrito uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas…", que inclusive está disponível na íntegra. Em 1967, mudou-se com sua família para Nova Iorque pois seu pai, funcionário do Banco do Brasil, fora transferido para agência do banco em Nova Iorque, mais especificamente para Forest Hills, no distrito do Queens. Foi quando Russo foi introduzido a língua e a cultura norte-americanas. Aos nove anos, em 1969, Russo e sua família voltam para o Brasil, indo morar na casa de seu tio Sávio numa casa na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Em 1973 a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, Russo teria alegado que este período fora determinante na formação de sua musicalidade.

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico),e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre Fê e Renato. O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto).

Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitário. A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paraná (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), formando a Legião Urbana, tendo Renato como vocalista e baixista. Suas principais influencias eram as bandas de post punk que surgiram na epoca, especificamente, Renato Russo se espelhava no trabalho de Robert Smith, vocalista do The Cure e especialmente Morrissey que era vocalista da banda The Smiths

Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saem da Legião. A vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. Seu lugar é assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formação clássica da banda.

À frente da Legião, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, as 01h15 da Madrugada, pesando apenas 45 quilos, em consequência de complicações causadas pela AIDS (era soropositivo desde 1990, mas jamais revelou publicamente sua doença). Deixou um filho, Giuliano Manfredini, à época com apenas 7 anos de idade. O corpo de Russo foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado e Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato. Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos pelo mundo.

Parte do texto retirado do Wikipedia



Vamos aos discos:

1994 - The Stonewall Celebration Concert: Download / Download FLAC
1995 - Equilíbrio Distante: Download / Download FLAC
1997 - O Último Solo: Download
2000 - Série Bis Disco 1 e 2: Download
2002 - Identidade: Download
2003 - Presente: Download
2004 - O Talento de Renato Russo: Download
2006 - Multishow Ao Vivo - Tributo A Renato Russo - Uma Celebração: Download
2008 - Letra & Música: Download
2008 - O Trovador Solitário: Download
2010 - Duetos: Download

21 comentários:

  1. Valeu pela discografia.paz e muita musica

    ResponderExcluir
  2. CARA MUITO BOM SEU BLOG, MUITO FÁCIL DE BAIXAR, E MUITO BEM ORGANIZADO!!!!!!
    TA DE PARABÉNS RECOMENDO!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu blog, o que perde em designer, ganha em conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. Os dois últimos não estão funcionando, pode concertar, por favor?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por compartilhar esse tesouro meu amigo. Fique com Deus e tenha um ótimo 2013

    ResponderExcluir
  6. valeu irmao é bom ter caras como vc que previligia a melhor musica,viva renato,viva legião.

    ResponderExcluir
  7. A Senha é RE!

    Preste atenção.

    Valeu pessoal, fico feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  8. não consigo baixar por esse sistema... como que faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ser mais específico por favor, qual o problema?

      Falou!

      Excluir
  9. os links estão quebrados, dá página não encontrada

    ResponderExcluir
  10. Todos os links corrigidos, podem baixar tranquilos! :D

    ResponderExcluir
  11. é possivel colocar os flacs em mirror?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, eu baixo muita coisa da internet, e fazia muito tempo que não via um site organizado e bom que nem o seu!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog! Download mais fácil e rápido que já vi. Tenho todos os CDs originais da Legião Urbana, mas um backupzinho vem bem a calhar.

    ResponderExcluir
  14. OLá boa tarde tu terias mais albuns em FLAC do Renato Russo??

    ResponderExcluir
  15. Cara sem comentários sua postagem.... vou compartilhar com todos os meus contatos cara.... parabéns e (entre lágrimas) obrigado pelo presente que é ter a obra deste cara agora em meu disco rígido. Download simples e fácil... Parabéns e novamente OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir
  16. ola o que é FLAC. Qual a diferenca?

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo quero dizer-lhe que adorei seu trabalho, cujo resultado pode alcançar a perfeição "no meu ponto de vista" tratando-se de aproximar o fã à obra deixada, neste caso, a obra deste brilhante compositor, músico, crítico e poeta "Renato Russo" que, com sua banda "Legião Urbana" embalou e embala até os dias atuais, os corações de muitos jovens e adultos de várias gerações. Obrigado de Coração e continue sempre em frente.

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente, demais.
    Os links estão completos, as músicas em boa qualidade e assim você vai espalham música de verdade pelo mundo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Todos os comentários precisam ser autorizados por mim para serem postados, é expressamente proibido qualquer espécie de Spam, palavrões e/ou comentários considerados inadequados quanto à discografia em questão. Sugestões e críticas são sempre bem-vindas.